Devíamos ser transparentes o tempo todo. Prevalecendo a verdade e a sinceridade.
Ninguém tem o direito de tirar a real situação, o foco, de outra pessoa.
A mentira é isso, quem mente rouba a oportunidade do outro reagir diante da verdade.
A omissão também tapa os olhos das pessoas.
Tudo fica falso; o mentiroso com suas falsas ideias e a vítima com uma reação que talvez não seria aquela diante da realidade.
A mentira causa sofrimento.
A verdade trás transparencia.
Diante de qualquer circunstância, a verdade sempre será o melhor caminho.
A sensação de descobrir que foi enganado, ludibriado, é de extremo desconforto. Causa traumas dependendo do grau da mentira. Todos saem perdendo, e uma mentira leva a outra para justificar a primeira e assim sucessivamente. Cria-se uma bola de neve.
Geralmente a mentira é inventada para se cobrir um ato falho. O primeiro a ser enganado é o próprio mentiroso. Talvez ele até acredite no que inventou, criando um mundo doente ao seu redor.
Não há argumentos que justifique uma mentira.
Mas sempre pode-se concertar o estrago que a mentira fez, ou pelo menos ameniza-lo; basta-se reconhecer o erro e pedir perdão, esclarecendo dúvidas e mostrando com clareza de sentimentos o arrependimento.
Cura-se uma doença com um sentimento nobre que o ato de perdoar. Mas para isso acontecer tem que haver reconhecimento da verdade e arrependimento sincero.
Não seja hipócrita, mentindo sempre. Seja sábio, trazendo para junto de você positividade, lucidez; só assim estará vivendo sua vida real sem ilusões.
Fonte foto: Leda
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos interagir?