segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mansuetude


Acho tão fácil ser feliz!
Bastava paz, saúde, amor...
Só que essa simplicidade não depende somente dos nossos anseios, é muito mais complexo, por que dependemos das pessoas.
Seria muito fácil pra mim ser feliz se não tivesse quem eu amasse ao meu redor.
A minha vida eu consigo modelar, mais os encaixes não são feitos por mim.
Quem me dera não ter preocupações quanto ao futuro dos meus filhos!
Quem me dera não entrasse em minha vida um amor complicado!
Quem me dera ser insensível aos problemas de quem eu amo!
Pra mim, bastava eu ter meu cantinho, conforto, meus cachorros, minhas plantas, uma rede pra eu ler livros... mas não somos eremitas, seres solitários, não viemos passar férias nesse mundo, não estagnamos, crescemos dia a dia com a complexidade dos relacionamentos, sejam eles amorosos, familiares, sociais.
É simples mesmo ser feliz. O que não é simples é conviver. Conviver com o outro e suas particularidades, conviver com o seu "EU" que precisa estar junto, precisa amar e ser amado, que precisa sentir a presença das pessoas para o seu crescimento espiritual.
Seria simples ser feliz, se não cobrássemos tanto de nós mesmos; ser socialmente correto, nos enquadrar nos parâmetros capitalistas do mundo, se vivêssemos numa redoma e fossemos auto suficientes no amor.. Mais nada disso é possível, vivemos no coletivo, não controlamos quem vamos amar e nem nossas experiências servem para os mais novos , assim como um dia não serviu para gente, temos que viver para aprender.
Só é fácil ser feliz, quando se entende que essa tal felicidade acontece fracionada, em doses. Se é feliz quando se doa sem esperar nada em troca, quando se deixa de pensar em si e quando se aceita que não somos o centro do universo, temos que respeitar o outro.
Somos produto do que conseguimos nos transformar com as adversidades e com a convivência.
Ser feliz é simples, é aceitação sem resignação e acomodação. Sempre podemos reverter situações, dependendo da quantidade de amor e entendimento para com o outro e seu contexto de vida.
Para ser feliz seja manso de coração!

Fonte foto: Alex Curty

Um comentário:

  1. Reflexões muito pertinentes, de agora, de sempre. Não há receitas, mas às vezes as coisas só acontecem se ousarmos...

    Beijo :)

    ResponderExcluir

Vamos interagir?