segunda-feira, 23 de julho de 2012

O que o outro sente


É muito difícil lidar com os sentimentos do outro, é uma coisa que foge do nosso controle, imprevisível mesmo.
As vivências, as experiências, os traumas, o grau evolutivo, tudo influência no que se sente.
Sinto-me perdida diante de certas reações que eu não as tenho, mas como as situações aparecem para nos testar, nos fazer crescer, vou me adaptando, buscando conhecimento para aceitar o que não posso modificar e entender o porquê eu estou envolvida nesse contexto.
Todo sentimento exarcebado não é muito benéfico, nem para quem sente nem para quem seja o motivo do sentimento.
Amor, apego, ciúmes, egoísmo, obediência, empolgação, ansiedade, confiança, nada disso pode fugir do controle. Isso podemos trabalhar na gente , não no outro.
Quando temos que lidar com a situação de entender o outro, e o que ele ta sentindo só tem um meio, se colocando no seu lugar. Assim é mais fácil a compreensão do grau de sofrimento de quem não controla seus sentimentos, de quem é inseguro em relação ao outro, de quem sente intenso demais.
Mas também ninguém é obrigado a concordar com tudo só porque o outro esta sofrendo com ideias criadas na sua cabeça. A função nossa na vida do outro é acrescentar; mostre o quanto esses sentimentos negativos são maléficos para a relação, o quanto perdem discutindo o que poderia ser insignificante se apenas aceitássemos o outro como ele é.
E conversar...conversar muito! Diálogo e cumplicidade são elementos fundamentais para uma relação dar certo. Não ter a ilusão que a vida a dois é sempre maravilhosa, que conviver é difícil, que trazemos na nossa bagagem muitas experiências que o outro nunca viveu, que temos costumes familiares e criação diferente, que o grau evolutivo de cada um depende do nosso livre arbítrio, é o único jeito que se tem de respeitar o que o outro sente.
Não é fácil, não vai ser fácil durante todo o tempo em que nos relacionarmos, mais boa vontade de ambos faz com que consigamos entender e suportar as adversidades de sentimentos da relação entre duas pessoas.
Se tiver amor verdadeiro, sem apegos, sem opiniões imutáveis, sem egoísmo, tudo podemos vencer!

Um comentário:

  1. Querida amiga Flávia,

    Tenha um lindo e abençoado final de
    semana.
    Beijocas

    ResponderExcluir

Vamos interagir?