segunda-feira, 29 de abril de 2013

Melancolia


Esses dias, um amigo disse-me que não está conseguindo ler meus textos, acha-os carregados de melancolia.
Fiquei por uns dias pensando nisso, procurei o significado de melancolia e frases relacionadas ao tema; me questionei bastante depois que entendi o sentido literal da palavra.
E, realmente trago melancolia em minhas escritas; no dicionário encontrei uma definição que se encaixa em meus textos dentre tantas, "TRISTEZA VAGA E INDEFINIDA".
Como escrevo sem pretensões profissionais ou acadêmicas, e sim como uma forma de desabafo e um meio de reflexão para mim e para quem os lê; não podia ser diferente, pois me acho uma pessoa triste, apesar de não está triste o tempo todo. Complexo isso, no meu dia a dia com os meus amigos sou alegre, brincalhona, tento estar de bom humor a maioria do tempo, mas bem lá no fundo sinto a tal da melancolia, é uma tristeza que carrego sem causas aparentes, pois tenho muito mais para agradecer do que para pedir em minha vida.
Acho que ele conseguiu enxergar essa melancolia nos meus textos é porque estou atingindo meu objetivo, que é ser sempre verdadeira e transparente; não há subterfúgios ou camuflagens, mostro sempre o que eu sou e não quero perder essa minha essência.
Conto minha vida a um desconhecido, sensibilizo-me com as dores alheias, não há perguntas sem respostas verdadeiras por minha parte; prefiro me decepcionar cem mil vezes do que perder a fé nas pessoas e no amor; mas sou triste.
É defeito ser triste?
Queria muito ser feliz. Choca falar que não é feliz; é preferível mesmo deixar de ler do que se enxergar também na tristeza do outro.
Falta um pouco de "não sei o que", na minha vida.
E você, não sente melancolia?
Sei que é algo que só eu e Deus podemos resolver, e  são provações ou expiações que tenho que passar, que escolhi passar, e que um dia passarão...

                                                            Flávia Corrêa




"A melancolia é a felicidade de ser triste". Victor Hugo


Fonte foto : Tirada da internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos interagir?