terça-feira, 16 de abril de 2013

Tentativas sem expectativas

Falando sobre criar expectativas com as pessoas, cheguei a conclusão que todos a criam, até mesmo aqueles que falam que aprenderam , que vivem o momento; é uma mentira que contamos para nós  e queremos muito acreditar nela.
Tem gente que deposita tudo no outro, sobre carregando-o com suas ilusões, projeções, carências. E assim que se cria as expectativas, esperando que o outro supra essas lacunas na nossa vida.
A maioria das expectativas são criadas também encima de nós e por nós mesmos; esperamos reações diferentes das passadas, achamos que agora algo mudou dentro da gente ( e sempre muda, as vezes não com a intensidade que queremos), idealizamos relacionamentos, pessoas, atitudes, mas insistimos em culpar o outro dizendo que criaram expectativas na gente.
Pare de ser vítima!
Você criou, você deixou que criassem...
E como não se frustrar, quando por menor que seja,
criamos expectativas?
Aceitando que é normal tê-las!
Não cria-las é um condicionamento, um exercício diário, como a paciência, como não julgar os outros, faz parte do amadurecimento.
Isso mesmo, amadurecer também é não criar expectativas, é não depositar no outro nossos anseios, é não sobre carregar o outro com os nossos desejos egoístas, é não se cobrar tanto, é não se culpar se não saiu do jeito que pensávamos que seria.
 Não ter expectativas é relaxar, é deixar a vida seguir sem cobranças, é deixar se levar sem pesos desnecessários.
Ter esperança é muito diferente de criar expectativas. Tenha esperança sempre e expectativas raramente!
Espere por um amor, mas não ache que ele será perfeito e nem a salvação da sua vida.
Espere sempre a felicidade, mas não se iluda que ela será eterna, são apenas momentos, geralmente os mais simples momentos, os menos carregados de anseios que fazem nossa felicidade.
Espere sem te cobrar e nem cobrar tanto do outro, somos falhos, mas todo dia temos uma nova chance de pedir desculpas, de recomeçar, de fazermos algo diferente pela nossa vida.
Esperanças aliadas a superação, aceitação e recomeço; eis a fórmula para combater as expectativas.
Se aceitar é o primeiro passo para não se frustrar, não cobrar tanto do outro é o segundo passo para constatar que a vida não passa de uma sucessão de erros e acertos na busca de uma evolução pessoal e espiritual.
Antoine Saint-Exupéry que me perdoe; mas acho muito pesado para carregar ser responsável por tudo o que cativamos. Somos responsáveis sim pelo que sentimos, não pelo que o outro sente ao nosso respeito  ( devemos ter respeito com o sentimento alheio ).
Todo mundo tem o direito de um dia  descobrir que não ama mais, que não é isso que quer para sua vida mais, que prioridades mudam, se invertem...
E já que criamos expectativas inerente a nossa vontade e racionalidade, que elas sejam brandas, controladas e nossas aliadas.
Converse com o seu "EU" quando ele estiver se iludindo, se questione, o melhor meio de diminuir as expectativas é se conhecendo. Do outro espere só que ele se cuide e o respeite. 

Fonte foto: Hender Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos interagir?