sexta-feira, 22 de março de 2013

Quando quiser, estou aqui

Estou chegando a conclusão que não podemos poupar ninguém de passar por aquilo que tem que passar, de que não protegemos quem não quer ser protegido, de que conselhos não pedidos, são palavras jogadas ao vento.
Quem decide quando parar de sofrer, de fumar, de engordar, é a própria pessoa.
O meu tempo é diferente do outro.
A minha capacidade de entender, de suportar, de me resignar, também é diferente de pessoa para pessoa.
Não posso ficar dando "murro em ponta de faca", se não querem ser ajudados.
Dói você saber o que vai acontecer lá na frente, você querer poupar, você querer ensinar o caminho mais fácil, você ver quem se ama padecer por não te escutar.
Só me resta estar aqui para acolher.
Experiência nossa, realmente não serve para os outros.
O amadurecimento vem com o tempo e com as próprias vivências.
Seria mais fácil aprender pelo amor, mas isso também se aprende com o sofrimento; a partir de uma determinada fase da vida, quando já quebramos muito a cara, quando já não escutamos os conselhos de quem nos ama; pensamos duas vezes antes de agir por impulso, de agir  somente pelo sentimento, de agir sem pensar no amanhã.
E ainda tem gente que nunca aprende!
Faz parte também da nossa missão conviver como pessoas assim difíceis, elas crescem e nós também. Aparamos arestas, e com o constante atrito nos polimos, nos moldamos a realidade da vida.
Não é por acaso que estão no nosso caminho.
Cada um sente de um jeito, da uma dimensão específica para o seu problema e lida de formas diferentes com a dor, com a alegria, com o amor, com as dificuldades.
Só não podemos viver a vida do outro. Não podemos passar pelo que o outro tem que passar...
Paciência, resiliência, altruísmo e muita sabedoria para lidar com as pessoas e seus sentimentos e nunca julgar, como diz a música "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".

Fonte foto: Flávia Corrêa

Um comentário:

  1. É isso ai minha amiga.... Somos assim e graças a Deus continuaremos sendo... Pode ter certeza que aprendemos, crescemos e ganhamos muito com essas nossas atitudes, se alguns não aprendem e não conseguem ver não devemos nos desanimar... nossa missão continuará sendo essa.... e ela é maravilhosa... bjs

    ResponderExcluir

Vamos interagir?